quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Simplesmente Complicado" é uma delícia

Eu criei duas categorias de filmes, já faz algum tempo.
Uma se chama “Filmes para Pensar” e a outra “Cinema ainda é a melhor diversão”, que, embora clássica frase, traduz de forma inigualável a magia dessa arte e nunca será substituída.
Ontem, revi um filme que pertence à segunda, mas, de forma divertida, namora a primeira. E nos faz rir, isso é importante.
“Simplesmente Complicado” (EUA-2009) é uma comédia romântica que honra o título  e nos mergulha suavemente no complexo mundo do casamento, do descasamento, de nossos encontros e desencontros.
Ora enaltece essa divindade, ora a questiona. A escolha é sua  ou, realmente, o casamento é uma escolha de dois “gumes”.
Mas o filme tem outras virtudes. O desempenho de Marly Strepp(As Pontes de Madson) é uma perfeição. Aproveitando a proximidade entre sua idade  e  a de Jane , a atriz esbanja talento, charme e a beleza de uma mulher madura e desejada. Sua personagem ainda nos fascina com o talento de uma prendada proprietária de uma confeitaria de inspiração francesa.
Por certas circunstâncias da trama, você pode lamber os lábios de desejo por um simples e descomplicado “frango assado com purê de batatas e vagens refogadas”, finalizado por uma torta de chocolate vaidosa por sua consistência e cor.
O ator Alec Baldwin (Os Infiltrados) também cresce no filme, num papel que parece ter sido escolhido para aquela fase de sua carreira.
Com texto divertido e boa trilha musical, que traz saudades para a minha geração, há momentos brilhantes na recordação que o ex-casal faz de sua vida e até um “tapinha” no cigarro famoso e proibido se torna cena hilariante e inesquecível.
A diretora Nancy Meyers (Alguém tem que Ceder), vem se notabilizando por transformar seus filmes nesse conjunto harmônico que nos oferta temas universais de forma peculiar e deliciosa. Seu olhar feminino sobre as relações afetivas distingue seu trabalho.
Steve Martin (Pantera Cor de Rosa/Doze é Demais/Roxanne) também nos brinda com sua categoria.
Descomplique o seu dia, assistindo a esse filme. Não vai se arrepender.






Nenhum comentário:

Postar um comentário