quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Água para Elefantes" refresca a alma

Qual foi a última vez que você foi ao circo? Não ao Soleil, lona de mágicas e sonhos dos tempos modernos. Refiro-me ao velho circo de sua infância. Faz tempo, provavelmente.
Agora imagine voltar à década de 30, no século passado, em plena depressão americana e viajar com um circo pelos EUA, dentro de um trem.
É a este espetáculo de filme que o Diretor Francis Lawrence nos convida, como se pudesse bradar: "Respeitável público!”.
"Água para Elefantes” (EUA-2011) apresenta o ator Robert Pattinson (A Saga Crepúsculo) ainda apaixonado no papel de Jacob Jankomski, mas longe das exigências do mundo dos vampiros.
Com os pés no chão e as mãos mergulhadas em enxerco, enfrenta um vampiro do mundo real, August, interpretado pelo ator austríaco Christophe Waltz (Os Três Mosqueteiros/O Besouro Verde/Bastardos Inglórios) em desempenho exuberante, e desde já uma promessa de premiação.
Os dois disputam Marlena, papel de Reese Witherspoon (Como Você Sabe/Surpresas do Amor/Johnny e June), a estrela da companhia e mulher do dono.
Jacob, o quase veterinário, encontra seu destino, também, através do amor aos animais.
O filme revela uma paixão comovente, nascida tão naturalmente como são as verdadeiras, e o  circo dos horrores, com bastidores fétidos, animais maltratados, homens sem alma e trabalhadores aflitos. Quase não se nota os artistas.
Ao final da sessão, dividiu-se um silêncio respeitoso e um ensaio de aplausos. Pena  que as palmas não insistiram.
O  espetáculo merecia.

Um comentário:

  1. Fui assistir sem grandes expectativas e saí maravilhada.Belíssimo filme.

    ResponderExcluir