segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Nada é Para Sempre", nem Brad Pitt, nem as trutas


Robert Redford ficou conhecido por filmes de grande sucesso como “Butch Cassidy and The Sundance Kid”, “Proposta Indecente” e “Gente Como a Gente” e ganhou um Oscar pelo apoio ao desenvolvimento do cinema, em 2002.
Uma reparação da Academia, que lhe negou a indicação para melhor Diretor em 1992, com o filme “Nada é Para Sempre”.
Este drama americano (1992), passado no início do século XX, no condado de Missoula, Estado de Montana (EUA) é filme de cabeceira.
Conta a história de dois irmãos, vividos por um jovem Brad Pitt e pelo ator de seriados de TV Craig Sheffer. Os dois são filhos de um reverendo conservador, interpretado por Tom Skerritt (Alien – O 8º Passageiro/Brothers and Sister).
O enredo desfila em meio a uma fotografia extraordinária, encantadora, à altura de uma história sensível, cuidadosa, familiar e intimista.
Os encontros entre os irmãos e o pai para pescarem trutas ficam para sempre na memória, apesar do nome do filme.
A habilidade no lançamento da linha de pescar, que realiza um ballet sobre o rio até mergulhar em definitivo para fisgar as trutas, é especialmente sedutora. Dá, sim, vontade de pescar. De pescar ali, naquele tempo.
O filme nos faz recordar de toda a nossa vida, seja de onde formos, repensar o presente e imaginar mudanças radicais para o futuro.
Contemporâneo de um mundo instantâneo, "on" , de valores confusos e que me inquietam ,deixando-me sem saber exatamente o que sentir e como me comportar, a vida modesta e sossegada daquele lugar me seduziu. Como era simples, apesar dos dramas da vida, ser gente em Missoula.
Lembrei-me da minha infância na Ponta de Areia, uma aldeia de pescadores à época, em São Luis(MA). Como no filme, deitávamos na areia macia para olhar para o céu cheio de nuvens desenhistas e imaginar o que seríamos quando fôssemos grandes. Meu irmão queria ser astrônomo.Hoje é uma das estrelas do ceú.



Um comentário:

  1. O post me emocionou...Imagino que o filme também me emocionará.Vou seguir a dica.Bjão!!

    ResponderExcluir