sábado, 14 de maio de 2011

O BeBossa faz mágica no palco

O BeBossa é um sexteto vocal a cappella de MPB formado em março de 2000, com uma sonoridade sofisticada e contemporânea, com influências que vêm tanto da música brasileira como do Jazz e do Blue, de grupos como Boca Livre, Os Cariocas, MPB4, Quarteto em Cy, Manhatan, Transfer, Take 6.
As principais características do trabalho são a fusão da rítmica brasileira com uma harmonia jazzística e, sobretudo, o fato dos sons serem produzidos apenas por vozes, sem nenhum instrumento, ou seja, a cappella.
Essas vozes por vezes soam como instrumentos, proporcionando ao público a sensação de estarem ouvindo uma banda, com sons de trumpetes, baixos, guitarras e percussões.
O grupo é formado por Zeca Rodrigues (arranjos), Carol Assad, Matias Correa, Marcela Mangabeira, Cauê Nardi e Marcela Velon.
A introdução acima foi copiada do site do grupo, que descobri no programa Estúdio i, da Globo News, apresentado pela inigualável Maria Beltrão.
O charme está na total ausência de instrumentos musicais, embora isso pareça impossível de ser verdade quando escutamos as seis vozes.
Eu fiquei de queixo caído, ouvido atento e olhos esbugalhados: em que lugar do palco os instrumentos foram escondidos? E o baixo? Quem escondeu a bateria?
Mas é música de verdade, afinadíssima, cheia de charme que transborda das faces radiantes dos músicos artistas, sabedores do encanto que causam com talento raro e da delicada homenagem que fazem à Bossa Nova, que nunca envelhece.
Eles acabam de lançar o segundo CD.



O programa foi exibido nesta sexta,dia 13, no programa Estúdio i, da Globo News.
Veja no endereço: www.g1.globo.com/videos/globo-news/estúdio-i/v/sexteto-bebossa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário