segunda-feira, 28 de março de 2011

De Hollywood para o Mundo Animal.

Deixemos a ficção por um momento, atravessemos o Atlântico e façamos  uma visita ao sul da África.
Este roteiro foi realizado por mim. Um safari na África do Sul. Sugiro, se você tiver certo espírito de aventura, que o faça algum dia. Você não esquecerá nunca mais, eu prometo.
O ponto de partida é Johanesburgo, capital comercial da África do Sul, terra de Mandela. Aproveite e visite o bairro de Soweto, onde ele morou e que se constituiu um centro de resistência à segregação racial.
São quatro horas de ônibus até o Resort The Legend Safari, em plena savana africana, numa reserva.
O Resort é um lugar mágico, diferente, com construções adaptadas ao mundo totalmente natural. Muito silêncio e pouca luz à noite, apesar de um conforto excelente nos bangalôs aparentemente rústicos. O chão do banheiro, por exemplo, surpreende por ser adequadamente aquecido.
É possível usar o celular, embora seguramente você não sinta vontade de fazê-lo ou não terá tempo.
O melhor passeio é por volta das cinco ou seis horas da tarde, quando os animais saem para procurar alimentos, especialmente os leões. Há também um passeio de helicóptero, mas o aparelho tinha sido alvo de um ataque distraído de um pássaro. Não podia voar naqueles dias.
Durante duas horas, acompanhados de dois experientes e seguros sul-africanos, representantes dos 17% de brancos da população, e mais  quatro amigos, percorremos trilhas acidentadas em um jipe aberto. 
A paisagem que nos cerca ao longo da aventura é deslumbrante. Por todo o horizonte, silhuetas de enormes e marcantes cadeias de montanhas protegendo a savana com seu solo aparentemente seco, vegetação típica e de poucas cores.
A maior emoção que sentimos é quando nos deparamos com algum animal, ali em seu próprio território, no qual é soberano conhecedor de caminhos estranhos, esconderijos, sombras, riachos.
É difícil conter a emoção ao lançar mão da máquina fotográfica para registrar. A mão treme. É mágico. É único.
Um sentimento que mistura medo e alegria me ocorreu. Eu me lembrei de que estava ali, totalmente entregue àqueles corajosos dois homens  e irremediavelmente longe de minhas filhas, de minha casa, de meu país. Restava apenas se entregar à emoção e àquela aventura. Não havia para onde correr.
À noite, no típico jantar oferecido aos hóspedes, mulheres africanas do local se apresentaram com danças típicas em torno de fogueiras, iluminando um sonho. Lembrei-me dos gritos de Tarzan da minha infância e das danças típicas do Maranhão, levadas pelos escravos. Entrei na máquina do tempo e pude vê-las antes de chegarem ao Brasil, em primeira mão.
As fotos abaixo foram tiradas por mim e pela Rosane, minha mulher e companheira dessa aventura. Uma pequena amostra de um roteiro cheio de emoções.





Um comentário:

  1. Tio,
    Posso garantir que é passeio que tenho muita vontade de fazer. Deve ser realmente mágico e até assustador estar em meio a animais em seu habitat natural. Passeio nota 1000!!!
    bjs Thiago

    ResponderExcluir