sábado, 10 de setembro de 2011

Você lembra de amanhã ?

Passaram dez anos, mas parece que foi para sempre.
Como a maioria de vocês, não esqueço nunca o que fazia naquela manhã comum, de 11 de setembro de 2001, em São Luis(MA).
Estava em meu gabinete e vi tudo que a TV conseguiu transmitir ao lado de meu principal companheiro de equipe.
Uma das coisas que pensei foi imaginar se apenas os EUA eram alvo dos ataques.
Lembro de ter reunido minha equipe, depois, para especular sobre aqueles acontecimentos.
Mas a lembrança mais marcante é o momento em que fui buscar minhas filhas na escola, logo que pude.
Havia um estranho e talvez pouco lógico frenesi nas ruas.
Um atentando a milhares de quilômetros não deveria assustar aos cidadãos de uma capital do nordeste brasileiro, uma província até, considerando seu nenhum papel estratégico sob o ponto de vista militar. Com enorme esforço, muito grande, talvez o porto  do Itaqui e a base de lançamentos de foguetes em Alcântara, no continente, pudessem inspirar um roteirista maluco, nunca um terrorista, a escolher  a região como alvo de um ataque.
Mas foi isso que me marcou. Os pais estavam apressados e ansiosos para por seus filhos no carro e  ir para casa para saber , exatamente, o que estava acontecendo, mas com a família a salvo.
A porta da escola era uma  bagunça e o trânsito estava excitado
A explicação não é, realmente, difícil. Simbolicamente, foi em nossa cidade, perto de casa e deixou  todos nós  perguntando que mundo começava ali. 
E você, onde estava naquela manhã  ?
O que sua memória guardou ?
Tem uma história curiosa sobre este acontecimento ?
O que pensou ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário