terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Turismo astronômico no breu.

Não sei exatamente o ano. Foi entre 2003 e 2004.
Vinha de uma visita, a trabalho, ao município de Barreirinhas,  sede dos Lençóis Maranhenses. Estávamos na estrada, na direção de São Luis. Era noite.
Escuridão e silêncio só desafiados pelas conversas dentro do carro. Aliás, solitário a trafegar àquela hora. O breu estava iluminado pelos nossos  faróis.
Pelo para-brisa, percebi o espetáculo. Pedi ao motorista que parasse no acostamento quando houvesse boa condição para isso.
Olhei para trás, onde estavam os outros três colegas de trabalho, e disse: vamos parar um pouco. Quero que vocês vejam algo muito raro nestes dias. O céu estrelado sem as luzes da cidade. Não tenham medo. Vamos lá.
Descemos todos.
Lá em cima, uma tela perfeita. Nada é igual a uma noite estrelada, sem nuvens, na escuridão em que o tão misterioso universo nos observa com seus milhares de brilhantes, ou nos ignora, não sei exatamente.
Se alguém passasse naquele momento, talvez não entendesse um grupo de malucos, encostados na lataria de um carro, à meia-noite, olhando para o céu.
Foram poucos minutos, talvez vinte. Mas, em quase duas horas de viagem até a ilha, ninguém falou mais nada. Para quê, reconheçamos. Para quê? 
Em noites como aquela, basta olhar para cima e a tal felicidade surge de dentro para fora.
Apreciar o céu estrelado não é uma maluquice. Há lugares no mundo preferidos para este belo roteiro.
No Rio Grande do Sul, no distrito Vale  Vêneto, município de São João do Polênise, centro do estado, o Observatório Bioastronômico COSMOS, de Itaara/RS, realiza com a comunidade local roteiro de turismo astronômico, onde é possível observar os astros em noites acompanhadas da gastronomia local, incluindo vinhos na degustação.
Em Vale  Vêneto há um museu histórico que é considerado o maior acervo cultural italiano do Rio Grande do Sul. Os imigrantes que povoaram a região vieram da região de Vêneto, norte da Itália. Mas  há muitas outras opções. É só procurar.
Que tal? Gostou da ideia? Há quanto tempo não olha para o céu, assim estrelado, que não seja para suplicar milagres ?
No lugar em que mora é possível assistir a este espetáculo?
Então, saia por aí num roteiro semelhante.
Faça sua própria trilha para um céu de estrelas.

*Algumas cidades, com localização privilegiada, poderiam estimular o hábito  da observação dos astros e criar uma nova atração turística.

Um comentário:

  1. Huuummm... Turismo astronômico com degustação de vinhos??? É mesmo pra sair "vendo estrelas", não acha?

    Brincadeiras à parte, lembro que quando era criança (e isso faz tempo!) ia sempre nas férias pra casa de uma tia em Sapucaia (interior do RJ, divisa com o rio Paraíba do Sul e com a cidade de Além Paraíba, em MG), e nossa diversão à noite era ver as estrelas, dava até pra ver algumas cadentes... Ê, tempo bom! Abraço!

    ResponderExcluir