sábado, 31 de dezembro de 2011

A farofa de Papai Noel

A farofa é invenção dos tempos coloniais. Originalmente feita com farinha de mandioca ou milho, tornou-se iguaria comum à mesa dos trabalhadores por seu baixo custo.
Ficou famosa enroscada em galinha assada ou com ovo, além de outros companheiros gordurosos.
Todo mundo gosta, inclusive os mentirosos.
A ceia de Natal geralmente tem peru assado, pernil, bacalhau, rabanada e farofa.
Ela sempre aparece no final da lista, assim como um coadjuvante discreto, ora envergonhado.
Mas eu descobri, no tradicional almoço do dia 25, em família, uma mesa revolucionária.
A ordem de apresentar o cardápio começava pela farofa. Era ela no início e ao centro, cercada pelo resto(peru assado, bacalhau, creme de camarão, tender e um arroz metido a besta - e gostoso.) Foi assim que compreendi a mesa.
Crocante, harmonizada com salsa fresca, adequadamente picante, a vedete preenchia a boca como sabor principal. Humilhou os colegas de mesa, cuja existência se tornou comum e até dispensável. Uma farofa que não precisava de acompanhantes. O "peru" do Natal.
Mas o seu segredo, revelado com duas ou mais colheres, tinha charme: o velho e conhecido Neston e mais alguns cereais. É isso mesmo, a mais delicada e imponente farofa de Natal é uma boa mistura com Neston, companheiro de infância, causador de células gordas para sempre, em alguns casos, esperança das mães que acham que  o seu filho tem que ser "forte".
Dayse Maria Dias Vieira, a farofeira e anfitriã, mandou-me a receita que guardava a sete chaves, mas que agora compartilho.
Domingo é dia de farofa, com muito orgulho.
Você tem uma lata de Neston na dispensa?

Ingredientes
100 g de manteiga ou margarina
Meia xícara (chá) de uva passa preta sem semente (50g)
4 xícaras (chá) de Neston e 3 Cereais
1 colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de Preparo:
Em uma frigideira, derreta a manteiga. Acrescente a uva passa e frite até dourar. Junte o Neston, o sal, a pimenta e misture bem. Coloque a salsa no momento em que for servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário