sexta-feira, 26 de agosto de 2011

'Um Homem de Família" é um filme para quem tem coragem.

adorocinema.com
Nos dias de hoje, ainda bem, continuamos todos em busca da felicidade. Recentemente, um parlamentar chegou a propor que a felicidade deveria estar entre as metas do Estado ou ser vista como um direito.
No Butão, país longínquo das ainda puras montanhas da Ásia, entre a China e a Índia, o bem estar e a felicidade são as diretrizes que orientam a ação daquele pequenino (no tamanho) reino.
Em pequenas cidades litorâneas do mediterrâneo italiano a felicidade já é uma política pública (ver o post “A Felicidade tem endereço”, publicado em 24/03/2011).
“Um Homem de Família” (EUA-2000) trata deste sonho com charme, de forma muito contemporânea e, de quebra, recoloca a família (uma das fórmulas de felicidade possível?) no centro da questão.
Jack Campbell (Nicolas Cage) é um executivo solteiro, bem sucedido, rico e bonitão (para alguns essa é uma fórmula da tal felicidade) que se descobre entediado e, de repente, mergulha num mundo imaginário, rebobina o tempo e passa a sentir (ou viver) como seria sua vida se tivesse casado com Kate (Téo Leoni - atriz lindíssima e competente), namorada dos tempos das vacas magras.
Sua vida teria transcorrido no subúrbio, teria dois filhos e uma rotina de dificuldades, mas...
Coadjuvante, o ator Don Cheadle (Crash – No Limite) interpreta um personagem indispensável.
O filme foi dirigido por Breth Ratner.
Quantas vezes, honestamente, você já experimentou esse exercício, repensou, de verdade, sua vida, reviu seus valores e tomou novas decisões ou preferiu seguir, entediado?
O filme, uma comédia não premiada, é sério e firme na instigação. Encare, se não assistiu ainda.
Ainda bem que eu casei com a minha namorada, a mesma dos tempos que íamos para a faculdade de ônibus.


Nicolas Cage é sobrinho de Francis Ford Coppola, mas preferiu usar o sobrenome “Cage”, personagem da história em quadros “Luke Cage”, da qual era fã.
Com inúmeros filmes na vida, estrelou “Presságio”, “As Torres Gêmeas” e o “Senhor das Armas”, entre os mais recentes, que não são os melhores.
Téo Leoni pode ser vista em “As Loucuras de Dick e Jane”(recomendo), Jurassic Park III ou “Impacto Profundo”.
Castelo de Butão - google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário