sábado, 19 de fevereiro de 2011

Traição no cinema e uma noite sem fim.

Eu recebi de Talita Furtado (MA) e de Carlos Alexandre (DF) matéria publicada em O Globo, onde o jornal britânico The Guardian elege os 10 melhores bares da cidade maravilhosa.
Destes, valem os destaques que Talita já havia me sugerido conhecer: o Bar Urca, Urca com pastéis e vista  imperdíveis, e o Azul Marinho, lugar ideal para um bate papo a qualquer hora, carinhosamente escondido no Arpoador.
Meu amigo Rodrigo Castelo Branco (MA) acrescenta o restaurante Berbigão (Rua do catete, 1507, em frente ao Museu da República). Segundo ele, o festival de camarão a preços saborosos é o charme da casa.
Lembrou-me, ainda, do restaurante La Fiorentina, na Avenida Atlântica, no sossegado bairro do Leme.
Fundada em 1957, a casa ficou fechada de 1992 a 2001, após um incêndio. Ponto tradicional de intelectuais, jornalistas e celebridades do mundo da arte até a década de 90, mantem em suas paredes e colunas   assinaturas e mensagens de seus visitantes. Gosto muito do espaguete com frutos do mar, mas há belas opções de massas e outras combinações. Eu o conheci na década de 80 e visito sempre que posso.Para o Afrânio,carioca do Leme, a casa é agradável e sua preferências são as pizzas e sopas de frutos do mar. É um dos meus lugares preferidos no Rio.Vale,sim, pela tradição.
Tenho uma recordação curiosa sobre a minha primeira visita ao La Fiorentina.
Final dos anos 80, eu e minha mulher, Rosane, fomos ao cinema, em Botafogo, assistir ao filme "Atração Fatal” (1987), com Michel Douglas e Glenn Close - um grande sucesso que tirou o sono de milhares de homens. Fiquei impressionado ao presenciar a plateia carioca aplaudir, aliviada, o final do filme, quando  a personagem de Glenn  finalmente morre, deixando em paz a família do advogado infiel.
De lá, fomos levados pelos meus cunhados ao restaurante do Leme. Nos tempos de Cazuza e de sua brilhante poesia, amanhecemos na tradicional casa entre conversas à toa e chopp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário