domingo, 27 de fevereiro de 2011

Em "O Vencedor" a vitória é do coadjuvante.

Embora indicado a melhor filme e com três outras indicações para atores coadjuvantes - Melissa Leo e Amy Adams na categoria feminina e Christian Bale na categoria masculina, “O Vencedor" pouco tem aparecido no noticiário do Oscar aqui no Brasil.
O Diretor David O. Russel, contudo, conduz um roteiro baseado na vida do pugilista Micky Ward, com retoques de sua brilhante habilidade de transformar o  cotidiano em surpreendente e apaixonante realismo. O tema heróis do boxe, aparentemente cansado pelas séries de Rock Balboa e muitos outros filmes, reaparece como novo.
Não é um filme arrebatador, indiscutível e nem irá se tornar um campeão de bilheteria.
Mas é arrebatadora a interpretação de Cristian (Batman Begins) no papel de Dick Ward. Seu personagem é complexo, carismático, polêmico, humano e lhe exige, seguramente, o melhor desempenho da carreira.
Leve, indisciplinado, irreverente, familiar, irresponsável, zeloso, viciado em crack e herói de sua comunidade, Dick nos envolve em sua vida e no filme, nos misturando, como observadores atentos, às relações  cheias de conflitos de uma  família americana da classe C.
Em uma cena com a sua mãe Alice (Melissa Leo), após ser retirado do esconderijo no qual alimenta o vício, Dick cantarola "I started a joke", dos Bee Gees e nos relembra, de forma antológica, o universo de amor invencível entre mãe e filho.
Com personagem tão complexa, Christian eleva o filme e, certamente, é causa e efeito de sua indicação à estatueta principal da festa.
Ele disputa com honra e mérito o Oscar de melhor ator coadjuvante. Mas, querem saber a verdade? Com status de melhor ator!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente.Ele está perfeito, passei o filme todo apaixonada por sua atuação e no final quando o Dick verdadeiro aparece eu me rendi ao brilhantismo de Cristian Bale.A cena do carro é mesmo maravilhosa e comovente,a escolha da música foi acertadíssima.É com certeza um coadjuvante com porte de ator principal.

    ResponderExcluir