quarta-feira, 13 de julho de 2011

O melhor roteiro do inverno vai para "Palaphita Kitch"

Uma surpresa  sofisticada e encantadora. É assim, com um cardápio de sentimentos, que explico a satisfação de descobrir o Palaphita Kitch, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.
Foi num início de noite dias atrás. Um frio intenso, ampliado por vento, nos perseguiu numa caminhada do estacionamento até a surpresa prometida pela amiga maranhense Airam Vieira. Nunca senti tanto frio no Rio e ouvi essa declaração de cariocas da gema, também.
Quando chegamos ao quiosque 20, beira da lagoa, no Parque do Cantagalo, eu olhei com alguma desconfiança, logo superada. A proposta  inovadora é inspirada na floresta amazônica, o que me fez lembrar uma noite no interior da África do Sul.
Com tudo em madeira rústica, amplos bancos envolvem mesas simpáticas na parte externa. Tochas iluminam cada pequena "sala" ao ar livre e na parte interna, com pouca luz, o ambiente é  ainda mais místico e romântico. Lugar certo para conversas íntimas e quase inaudíveis. Espaço para namoro sério.
O cardápio é inovador e revela combinações marcadas pelos sabores da Amazônia e que podem ser acompanhados até por vinhos dignos. O atendimento dos garçons é diferenciado.
No nosso caso, um grupo de oito pessoas, combatemos o frio com mantas (fornecidas pela casa), vinhos chilenos e australianos com carpaccio de javali, queijos flambados em aguardente e uma bruschetta de personalidade marcante, menos italiana que as receitas de costume. Mas você pode ter muitas alternativas exóticas.
O melhor da “casa de floresta", premiadíssima nos três últimos anos, é se sentir num lugar tranquilo, quase sagrado, em uma área urbana da cidade onde seria pouco provável imaginá-lo. Sentado e com uma taça de vinho na mão, eu olhava, sem nenhuma saudade, na margem oposta, as luzes silenciosas dos carros da cidade "distante".
Programe um café da manhã, um final de tarde ou uma noite inesquecível.
Você ainda poderá ver antas e javalis no entorno do quiosque. Notei que não se mexiam.
As fotos abaixo, do site oficial, podem ajudar a entender este roteiro surpreendente.

 

Um comentário: