sábado, 23 de abril de 2011

Yuri Gagarin e os "Sinais" da invasão da Terra

Yuri Gagarin(Rússia-1934/1968) foi o primeiro homem a ir ao espaço há 50 anos, completados dia 13 de abril deste ano.
A corrida espacial ali iniciada inspirou o cinema e a televisão mundo afora, sob a inquietação da ficção científica e da busca incessante de encontrarmos novos vizinhos espaciais.
Há o clássico “ET”, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, a saga de “Jornada nas Estrelas”, entre outros. Quem não se lembra de “Perdidos no Espaço”,uma série de TV que nos dava prazer e medo?
Gosto muito de um filme  pouco lembrado, embora dirigido pelo diretor indiano M. Night Shyamalan, indicado ao Oscar com “Sexto Sentido” (EUA-1999) e que tem dois atores notáveis: o conhecidíssimo Mel Gibson e Joaquim Phoenix (Gladiador/Brigada 49/Johnny e June/Amantes) com seu carisma imbatível.
Granam Hess (Mel Gibson), um pastor cansado de Deus após a morte trágica de sua mulher, cuida zelosamente de seus  dois filhos, em uma propriedade rural nos EUA, quando alienígenas invadem a Terra.
Um filme de ficção cientifica/suspense, vamos assim dizer, muito bem cuidado.
O inverossímil da invasão fica em segundo plano.
“Sinais” (EUA-2002) é marcado pelo suspense, uma especialidade de Shyamalan, jovem diretor que se inspirou  no gênio Alfred Hitchcock.
Um dos melhores momentos é uma cena de suspense magnificamente tensa, marcante, sufocante e que não se confunde com as mesmices das séries de terror clássico, previsíveis. A melhor que a minha memória guardou com emoção nos últimos dez anos, pelo menos.
Veja com seus próprios sentidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário