segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Os Descendentes" - mais que favorito

O Havaí sempre está entre os destinos que um dia “iremos” conhecer. Reúne os mistérios de ilhas do Pacífico, é o sonho dos surfistas de todo o  mundo, lugar das férias ou lua-de- mel inesquecível, um sonho para lá de americano. E, certamente, é tão belo quanto os filmes prometem. Montanhas e mar azul.
Mas é nesse cenário que “Os Descendentes” (EUA/2011) nos lembra de que paraíso não é um lugar, mas um estado de sentimentos. Ondas gigantes, praias sossegadas e hotéis de luxo podem, de repente, não representar nada.
Este filme entra à vontade na lista do Oscar 2012 e apresenta o seu protagonista como candidato  à estatueta também.
Ele é George Clooney (Amor sem escalas).
A jovem Shailene Woodley (mais conhecida de seriados de TV), que parece ser uma atriz veterana, nos apaixona pelo desempenho  ainda  aos 20 anos.
Mas, afinal, o que há no Havaí além do que os folhetos de agências de turismo anunciam?
Há um drama universal, contado de forma diferente (belo roteiro), embalado por uma trilha sonora local com a leve nostalgia, ou melancolia, da típica música das ilhas.
Um homem bem sucedido profissionalmente se esquece da família, perde mulher e filhas e, no reencontro, sente uma insuportável dor bem masculina.
Para embrulhar seu drama, vê-se envolvido em uma transação imobiliária de família, com tentadoras  expectativas de dinheiro abundante, aquele que “resolve” a vida de uma descendência inteira.
O que menos vai lhe importar serão as próprias ilhas. Em meio a um horizonte de oceano, você, seguramente, vai olhar para dentro de si mesmo.
A melhor síntese deste longa está no diálogo do marido com sua mulher, próximo das luzes da sala acenderem.
A declaração de amor mais honesta e sentida. Esta cena nos ajuda a entender o que pode ser, realmente, o amor entre duas pessoas, um homem e uma mulher, e como ele pode se perder sem  que um deles  perceba.
O filme me arrebatou. Dificilmente não será meu favorito na festa.
Quer mais motivo para ir ao cinema?
O filme é indicado para ganhar cinco Oscar e levou dois Globo de Ouro: melhor drama e ator.





Nenhum comentário:

Postar um comentário