sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Restaurante do Bira, em Barra de Guaratiba.

Saímos da Tijuca e optamos em ir ao nosso destino pela “Linha Amarela”, evitando o caminho mais tradicional pela orla.
A "viagem" demorou pouco mais de uma hora, mas foi tranquila. Passamos pelo Engenhão ainda vazio, aonde jogariam mais tarde Botafogo e São Paulo.
O Restaurante do Bira, filho da pioneira Tia Palmira, fica incrustado em uma pedra, na Barra de Guaratiba, ponto extremo da orla carioca, defronte da Restinga de Marambaia, reserva militar que os Presidentes do Brasil costumam escolher para as férias mais discretas.
É o próprio Bira quem pesca o cardápio de seus clientes.
Há anos que não visitava o restaurante. Mas o ambiente de cidade do interior me fez recordar rapidamente.
Para chegarmos às suas dependências, alpendres, escorregamos com segurança por um caminho estreito, penhasco abaixo.
Mesmo sendo já por volta das 16h, ainda havia a famosíssima lista de espera.
Para consolo, casais e famílias de turistas bebericando caipirinhas coloridas e pasteis quentinhos e apetitosos, que escondiam camarões, queijos e carne de siri.
O vento frio daquele domingo baixou a temperatura e o ambiente ficou mais ainda exótico.
Lá pelas seis horas da tarde, famintos e enrugados, sentamos numa mesa estratégica. Vista belíssima, com vegetação de mangue escondendo o início da esbelta faixa de areia que se alonga em direção às ilhas de Angra dos Reis.
As moquecas surgiram logo depois.
Robalo e camarões faziam um cardápio empatado, e ambos estavam bem acompanhados de arroz de primeira e uma farofa de estilo nordestino, firme e bem temperada no dendê. Eu diria...Com personalidade.
Diferente da mais comum, a moqueca de robalo, minha escolha, trazia o peixe quase inteiro, em duas partes. Macio, ele se misturava à vontade ao caldo. Supimpa. A melhor  dos últimos tempos.
Vinhos não é uma prioridade para o Bira, mas achei um Casilleiro del Diabo, talvez esquecido, que fiz me acompanhar. Deu certo. Foi tudo um domingo espetacular, familiar e saboroso.
Na próxima viagem ao Rio, deixe as tentações mais tradicionais e chegue com bastante fome ao Restaurante do Bira. Os preços são para “presidentes”, mas uma vez ou outra não vão lhe trazer arrependimentos.
Abre somente de quinta a domingo.
Foto de Oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário