segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"Intocáveis" é imperdível


"Os Intocáveis" é uma série de televisão do EUA, exibida de 1959 a 1963. Foi baseada no livro de mesmo nome, de 1947, escrito por Eliot Ness e Oscar Fraley. Eu  não perdia nenhum capítulo da perseguição aos contrabandistas de bebidas, na época da Lei Seca americana.
Agora, um título parecido chega aos cinemas numa história de amor e amizade, bem dirigida, roteiro impecável e muito divertido. Mas o humor se equilibra na seriedade da história.
Driss(Omar Sy), um emigrante senegalês, tem uma vida restrita e repleta de drama familiar e confusões com a polícia. Aqui, o filme retrata um dos dramas da Europa nos dias de hoje.
Já Philippe (François Cluzet) é um aristocrata francês tetraplégico, que usa seu rico dinheiro para amenizar uma vida trágica.
O encontro de personagens tão distantes na vida real transforma a sessão de cinema num momento extraordinário para diversão e reflexão. 
O ator francês mais jovem surpreende, após  causar alguma inquietação no início, uma sensação de incerteza em cumprir sua missão. Depois, porém, se agiganta e junto com François compõe uma dupla encantadora em todos os sentidos. O veterano dá um show desde o começo.
Há na trama uma sensualidade tão discreta quanto estimulante, embora a sexualidade seja tratada com respeito merecido. Mas é presente a sensação que se verá uma cena de sexo, que nunca ocorre.
Li na crítica que tal encontro não ocorreria na vida real, mas esta dúvida é encerrada ao final.
Você irá lembrar, também, de Dustin Hoffman pela semelhança do ator francês que faz o aristocrata da dupla. Mas isso é apenas um detalhe.
"Intocáveis” (França/2012) é filme para prêmios, uma surpresa inusitada. É quase intocável, protegido de maus olhares.
A direção é de uma dupla de franceses, Eric Toledano e Olivier Nakache, desconhecida fora de lá.
É o segundo maior sucesso de bilheteria do cinema francês. E isso não é pouca glória.
Eu garanto diversão, emoção e reflexão, sob impacto, diante de tanto preconceito fora da tela.


google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário