domingo, 6 de novembro de 2011

O "Diário de uma paixão" descoberto pelos arqueólogos



Arqueólogos anunciaram esta semana uma descoberta extraordinária. Um casal, morto no século V, deitado eternamente de mãos dadas. A mulher estava com o rosto virado para o amado.
Hoje pela manhã, ouvindo clássicos da música americana dos anos 50, refleti sobre a descoberta e me lembrei de um filme adorável, destes que se tornam uma das maravilhas do cinema, um patrimônio das artes e que, talvez, resuma a essência da vida: o amor entre duas pessoas que se conhecem por aí, ainda muito jovens, e se amam para sempre.
"Diário de uma Paixão", com James Garner, Ryan Gosling, Rachel McAdms e Gena Rowlands relata a história de dois adolescentes americanos, anos 40, que se apaixonam verdadeiramente. Um pobre e outro rico, pagam o preço do preconceito da família dela, separam-se, surge o marido "ideal" até que o casamento é desfeito e eles se reencontram anos depois.
O diário dessa paixão( o título em inglês é "The Notebook") é narrado pelo verdadeiro amor de Allie Hamilton(Rachel McAdms/Gena Rowlands), Noah(James Garner/Ryan Gosling), ambos idosos e morando em uma clínica. Ela sofre de Alzheimer e luta para lembrar das passagens reveladas com extremo cuidado pelo companheiro de uma vida.
As cenas da primeira fase do namoro, a reconstrução da época e a beleza dos atores  são encantadoras, dignas de uma premiação.
Este filme é terapêutico. Faz um bem danado, mesmo para aqueles que não são românticos.

O filme é de 2004(EUA) e foi dirigido por Nick Cassvetes.
James Garner já é um veterano em "Maverick".
Gena Rowlands se declara em "Paris, Te amo".
Ryan Gosling, mais novo que ambos, reaparece em "Amor a toda prova".
Rachel McAdams, nem tão lindíssima como naqueles tempos, está atrás de uma "Meia Noite em Paris".

Nenhum comentário:

Postar um comentário